domingo, 7 de dezembro de 2008

Meus Cogumelos & Cia (1)---Semeando em envelopes para postagem


(A-11) Kikurague gigante = Auricularia auriculata é nativa de Ivoti-RS, coletada amostra para cultivo de seus esporos em 31-07-2008. Crescendo num tronco seco e aéreo, de Kyuwi (Kiwi).
Cogumelo comestível somente após cozimento.
Para coletar esporos dela é só esfregar ponta de arame fino flambada, na superfície dela, e inocular em cultura de ágar/gel-dextrose. Para isto, fotografar e coletar antes, o cogumelo, tocando apenas com guardanapo de papel esterelisado e colocar dentro de saco plástico (tipo freezer/micro-ondas virgem), rotular data, local, nome. Após a coleta do cogumelo, pode ficar em geladeira normal por até uns 5 dias, até que possa ter mais tempo para ser semeada, os seus esporos para cultura em gel/ágar.







Micro-papelote de papel higiênico em uma folha de alumínio.


Dobrada em forma de envelopinho, é levada para esterilizar.


Após, então, é inoculada, com uma ponta de arame flambada, o esporo de cogumelo, pré-cultivada em vidros, rotulada, vai para ser estocada em banco de esporos (geladeira), ou ser enviada em cartas comum para comercializar esporos, ou trocar esporos com colecionadores de esporos de cogumelos.







Mais de minhas fotos de cogumelos.Meu apelido no Sonico; rita 80.

http://www.sonico.com/album.php?u=40552516&a=874535

http://www.hi5.com/friend/photos/displayUserAlbums.do?ownerId=102441767


http://br.ph.groups.yahoo.com/group/cogumelos_comestiveis/photos

Meus anúncios:

http://www.permutalivre.com.br/105507/esporos-de-cogumelos-comestiveis.html


http://produtos-rurais.vivastreet.com.br/defencivos-fertilizantes-utencilios+outras-cidades-rg-do-sul/troco-esporo-de-cogumelos-comestiveis/935

Meus grupos de discusão sobre cultivo e fotos de cogumelos:

http://br.groups.yahoo.com/group/cogumelos_comestiveis E-mail do grupo: cogumelos_comestiveis@yahoogrupos.com.br




Compre e venda   produtos novos e usados




9 comentários:

  1. Olá! Eu tenho interesse em cultivar algum tipo de cogumelo comestível, mas que tenha algum valor medicinal, tipo pra imunidade, fortalecimento do nosso organismo de defesa, pois sei de alguns que tem essa propriedade e se vc tiver gostaria de comprar e poder cultivar eles e claro com sua ajuda e orientação...meu msn é luiz_lulusantana@hotmail.com, sou de Blumenau SC

    ResponderExcluir
  2. Oi,Lulu,Obrigada pela mensagem.
    Mandei seu E-mail.

    ResponderExcluir
  3. Boa Tarde, gostaria de conhecer sua produção. Tenho interesse em começar a produzir cogumelos na região da serra e preciso de maiores informações. Meu e-mail é celopiccoli@terra.com.br. Vamos trocar figurinhas! Abraço.

    ResponderExcluir
  4. ola amigo
    gostaria de comprar esporos de cogumelos comestiveis e composto etc
    favor enviar mail
    obrigado
    paz
    Renan
    atendimento@jardimhidroponico.com.br
    www.jardimhidroponico.com.br

    ResponderExcluir
  5. Também gostaria de conhecer sua produção, estou com a intensão de produzilos para consumo pessoal. ronaldolw@gmail.com se puder me passa teu telefone para marcarmos.

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem? poxa vida, interesantissima a tua idéia, também gostaria de participar dessa corrente. Moro em Carlos Barbosa bem pertinho daí, por aqui apenas colho cogumelos em determindas épocas do ano, sempre tive interese em cultivar algumas epécies, espero que agora seja o momento, meu msn é alanjceccato@hotmail.com, quero saber passo a passo o material necessário e tudo mais !!!! Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  7. Olá moro em Carlos Barbosa, bem pertinho daí e estou muito interessado em participar dessa corrente, por favor me envie um e-mail ou me adicione no msn, quero saber tudo o que preciso para começar o mais breve possível, anota aí: alanjceccato@hotmail.com, muito obrigado e um grande abraço!

    ResponderExcluir
  8. Bom dia à todos que postaram comentários!
    Desculpa pela demora em responder.Estou com contratempos e estou bem parada por enquanto.Quando puder recomeçar entro em contato com vcs. Se não. Podem me escrever para Meu e-mail= anita_m_o@ig.com.br

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Bem vindos!
Por favor, deixe seu comentário.