Foto com flash (tirado na penumbra do mato denso), depois de muitas semanas de chuvas (chuviscos intercalados e longos).
Temperatura média do ambiente nesta época = 21 ºC à 26 ºC.
Cogumelo pequeno de diâmetro máximo de 3 à 4 cm.
Este está crescendo em madeira de "alecrim-do-campo", cortado numa roçada e deixado amontoado.
Amostra coletado provávelmente já veio do campo com ovos da "mosquinha drosóphila" que gosta de por ovos em frutas passadas.
Amostra que incubei, ficaram com larvas dela, dentro dos frascos de cultura de gel, que estavam bem tampadas. Mas consegui isolar esporos hifas em série de 3 etapas sucessivas de isolamento. As larvas chegaram a crescer bem, nas amostras deixadas com cogumelo e em frasco sem tampa de plástico, para ver se cresceriam bem, sem efeito teratogênico. Chegaram a formar pupas. Mas depois abandonei.
Então, confirma-me o que dizem, que ela é comestível.
Encontrado dia 31-07-2008. Em Ivoti-RS-Brasil.
Foto sem flash, que tinha ficado muito escuro, foi editado para clarear, mas o foco não ficou boa.
Coloração à luz solar é bem semelhante a esta.
Havia outras amostras deste cogumelo, mas todas as outras estavam muito roídos por insetos.
Esqueci de tirar fotos das que estavam bem roídas.
Próxima vez que eu encontrar, não escapará.
Textura do cogumelo é gelatinoso e macio com um pouco de muco.
Promete ser promissor como Nameko e Oudemanciella mucida(mucídula), para quem aprecie pratos com muco, como quiabo, cará(=Yamaimo=Dioscocera sp.),... que ajudam a melhorar imunidade dos convalescentes e aumento de colágenos na alimentação.
Quem não gosta do muco, pode fazer o mesmo que quiabo, colocando um pouco de limão ou vinagre na hora de temperar, para desaparescer muco, mas os colágenos estão lá, invisíveis.
Tubo da esquerda, são esporos em hifa da Tremella mesenterica. Note-se que gel ficou levemente parda e a cor avermelhada do corante alimentício desapareceu. Sinal que libera um pouco de ácidos.
O frasco da direita é de controle, para foto. Virgem, sem inoculante. Para mostrar mudança de cor que sofreu, no frasco à esquerda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Bem vindos!
Por favor, deixe seu comentário.